domingo, 14 de junho de 2009

PRAZER EM CONHECER ROSANE SANTOS

Rosane Santos, 21 anos.

06/05/1988, signo de Touro.

Passei em R.P. com total intenção de transferir, mas o corpo docente simplesmente maravilhoso do primeiro semestre [...] me seduziram e acabei ficando e estou até hoje.


[RPUNIFACS]O que você faz?

Rosane Santos - Faculdade pela manhã e estágio à tarde.

[RPUNIFACS] Porque escolheu Relações Públicas?
Rosane Santos - Até hoje, não sei. Minha primeira opção no vestibular era Psicologia. Na época que prestei vestibular, minha preocupação era terminar o terceiro ano, enquanto fazia o vestibular da UFBA, termina a terceira unidade do E.M., então fiz sem muita dedicação. Quando surgiu a UNIFACS na minha vida, optei obviamente por Psicologia, pensei em fazer direito, mas resolvi pensar melhor e comecei a ver os cursos que a instituição oferecia, apesar de achar P.P. interessante, não tenho a mínima vocação para desenhar, então descartei logo e vi R.P., até aquele momento, desconhecida para mim. Li a proposta do curso, vi alguma coisa sobre a área na internet e pensei, vou tentar, depois transfiro para Psicologia. Passei em R.P. com total intenção de transferir, mas o corpo docente simplesmente maravilhoso do primeiro semestre, em especial Clarissa, que ministrava a disciplina mais específica do semestre me seduziram e acabei ficando e estou até hoje. Mas ainda gosto muito de psicologia e penso em cursar algum dia.

[RPUNIFACS] Onde trabalha? Qual é a função?
Rosane Santos - Atualmente, faço estágio na Receita Federal, trabalho na área administrativa do SETEC e faço de tudo um pouco, inclusive atendimento telefônico e presencial de contribuintes.

[RPUNIFACS] Qual a relação do seu trabalho com a profissão de Relações Públicas?
Rosane Santos - Como trabalho com atendimento também, R.P. me ajuda muito no momento em que preciso transmitir informações para as pessoas, que muitas vezes não entendem de questões de contabilidade ou do sistema de cadastro de empresas, ou que têm problemas com C.P.F. enfim, preciso ter a sensibilidade de como informá-los de que terão que repetir um procedimento ou de que terão de aguardar a solução de um problema por questões de burocracia. Aprendi na Receita que o mais importante para o contribuinte, além é claro de ter seu problema resolvido, é ser atendido, obter uma resposta, ainda que não seja a que ele gostaria de ouvir.

[RPUNIFACS] Trabalha em outra coisa? O quê?

Rosane Santos - Atualmente, não. Mas sempre que posso, desenvolvo atividades voluntárias. Ah! Tem o TCC, que é um grande trabalho.

[RPUNIFACS] Poderia citar outras experiências profissionais?

Rosane Santos - Antes de ir para meu atual estágio, fiz um ano de iniciação científica no LTECS (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais) no bairro da Mata Escura, fui indicada pela professora Clarissa e auxiliada por Danúbia na construção do meu projeto. Lá, além de desenvolver minha pesquisa, era uma das responsáveis pelo funcionamento da biblioteca comunitária e trabalhava com adolescentes que eram bolsistas de iniciação científica jr. e foi uma experiência incrível o trato com a comunidade, as demandas são outras, o time também, a resposta é imediata, enfim recomendo a todos a experiência de trabalhar com e nas comunidades, o aprendizado é enorme e as amizades feitas são inesquecíveis.
E antes do LTECS, estagiei por quatro meses no TJA (Teatro Jorge Amado). Fui convidada para trabalhar lá por um colega de curso, Dioguinho. Como foi minha primeira experiência profissional, marcou e guardo muitas saudades das tardes passadas lá, principalmente da minha chefe fofíssima, D. Sônia, um exemplo de vida.

[RPUNIFACS] Quais os projetos acadêmicos que já fez parte?
Rosane Santos - Participei do Brechó Solidário 2008, atuando na área cultural com a Prof.ª Rose Gatelli e outros colegas do curso de R.P. e MKT. Fiz parte do grupo responsável pelo jornal Se Plante! em suas duas edições. Participei da elaboração do plano de comunicação do PICC. Faço parte do DA de RP. Fiz Iniciação Científica, trabalhei no evento do Dia da Valorização do RP organizado pelo Prof.º Chamusca e outras coisas que não me recordo agora.

[RPUNIFACS] Me conte uma experiência que foi muito importante para você.
Rosane Santos - Posso destacar duas bem marcantes, uma, com certeza, foi meu período no LTECS e a outra foi esse ano, a participação no congresso da ABRAPCORP. As duas contribuíram muito na formação do meu olhar de RP. Destaco a oficina com o Prof.º Paulo Nassar, simplesmente perfeita.

[RPUNIFACS] O que pretende fazer depois de formada?

Rosane Santos - Muita coisa. Mas, com certeza, precisarei de uma semana para dormir. Falando sério, quero continuar estudando, aperfeiçoar inglês, tenho vontade de fazer italiano, francês e espanhol (quanta pretensão, né?). Fazer MBA ou mestrado também está nos meus planos, talvez fazer psicologia. Com a realização do meu tcc, muitas idéias surgiram, inclusive fazer alguma pós na área de educação, ainda não decidi, mas tenho muitos planos. Estudar em outro estado também está na lista.

[RPUNIFACS] Tem algo especial que você quer expor?

Rosane Santos - Uma ressalva que gostaria de fazer é com relação às pessoas que o curso permitiu que eu conhecesse, simplesmente maravilhosas. Cada uma do seu jeito e com suas peculiaridades acrescentaram muito na minha formação enquanto profissional, pois pude aprender a lidar com as diferenças, mas acima de tudo, me enriqueceram enquanto pessoa. Achei o momento oportuno para fazer a declaração. Adorei conhecê-los e espero poder levá-los comigo sempre. Ah! não poderia deixar de fazer um agradecimento especial à organizadora do Blog e minha dupla de TCC por me aturar o ano todo, mas valerá o esforço, a causa é nobre.

[RPUNIFACS] Quais são seus contatos?
Rosane Santos - rosane_enasor9@hotmail.com / (71)8858-1147

6 comentários:

  1. Rô querida,

    Vc é sucesso, mamãe! Tenho certeza que terá uma trajetória de muito êxito!

    E quanto àquela conversinha no msn, jogue duro moça! Desenvolva aquilo... vale a pena!

    hauhauahuahuahauhauha

    Brincadeiras à parte, eu te adoro!

    Que nunca nos perdamos uma da outra.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Taí uma aluna brilhante!!!

    Minha querida, saiba que foi realmente uma honra ter lhe conhecido.

    Cadê aquele artigo sobre o Orkut que fez o ano passado? Que tal publicá-lo?

    Um grande abraço do amigo
    Marcello Chamusca

    ResponderExcluir
  3. JOGA ROSSSSAAAAAANEEE!!!!!!!!

    ESSE É O ORGULHO DA SALA!
    ELA JA PERDEU AS CONTAS DE QUANTAS PESSOAS PEDIRAM SEU CADERNO PRA TIRAR XEROX E SEUS TRABALHOS EMPRESTADOS..E AQUELAS LIGAÇÕES DESESPERADAS EM VÉSPERA DE PROVA PRA TIRAR UMA DÚVIDA???? AHHHH ROSSSSANE VC JA ME SALVOU ALGUMAS VEZES..APROVEITO PRA AGRADECER!!!!

    BEIJO ENORME, ADORO VC!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Carol!! Desenvolva aquilo q vc disse q queria fazer!! Vai fundo! hahahhahahahaa

    Oq seriam dos meus almoos sem suas fofocas?
    haahahaha

    Vc sabe q te adoro!!

    Beijos, Carol Pires

    ResponderExcluir
  5. Essa menina sensual cheia de decotes vai além disso, adorei nosso lanche hj....
    Uma futura clarissa nos espera.....

    te adoro mt

    bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Rô, fazer parceria com vc no trabalho de conclusão de curso é uma experiênca unicamente incrível! E o mais interessante de tudo é a combinação das nossas mentes sem que agente mesmo queira. Quantas vezes já nos pegamos pensando a mesma coisa?! rsrsrsr. Pois é, graças á Deus, a harmonia que existe entre agente faz com que isso aconteça.

    Saiba que vc é uma menina muito especial! Inteligente, nem vou falar mais - rsrrs. Todo mundo já sabe!

    Enfim, ter você como parceira é um orgulho!

    Te amo! (No bom sentido viu - kkk).

    ResponderExcluir