domingo, 7 de junho de 2009

Comunicação Empresarial : Um Ingrediente Para O Sucesso

Atualmente, em virtude dos novos tempos e da mudança do cenário competitivo mundial, observamos que as empresas têm investido, pesadamente, em treinamentos como alternativa para melhorar o desempenho de seus colaboradores e se manterem no mercado.

Hoje -na era da informação - conhecimento, talento e experiência não são mais suficientes para assegurar um bom resultado; as empresas descobriram que é necessária uma boa comunicação.Descobriu-se que, neste novo ambiente, a consolidação de um ambiente aberto a diálogos deve ser considerada por se tratar de um fator fundamental para o sucesso empresarial.

Os resultados positivos só serão alcançados através do conhecimento e do comprometimento, o que só é possível em um ambiente cujo foco são as pessoas.Caberá, daqui para frente, aos gestores e profissionais de Recursos Humanos, entenderem mais do ser humano e, a partir de então, formar as equipes que estarão, verdadeiramente, comprometidas com os objetivos e as estratégias da organização.

A comunicação é fator de satisfação.É sabido que não existe método mais eficaz para se influenciar as pessoas que uma boa conversa. Pessoas gostam de se sentirem úteis, de participar, de se sentirem envolvidas e, principalmente de reconhecimento.

O profissional deve estar capacitado ao exercício de suas atividades. Nenhum profissional gosta de se sentir à margem do que acontece na empresa.

Todos gostam de estar bem informados. A ausência e/ou o desencontro das informações levam à desmotivação, ao descomprometimento, rivalidade, perda da qualidade e redução nos índices de produtividade.

A comunicação tem como objetivo estabelecer e facilitar a execução das atividades de todos.Existem vários canais de comunicação que podem e dever ser utilizados; desde uma simples conversa, cujo diálogo seja aberto e franco, a boletins internos, revistas, murais, reuniões periódicas grupos de reflexão, treinamentos internos e externos, enfim, programas que visem, além da troca de idéias e informações, a convivência com as diferenças, extirpando, de forma antecipada, a existência da “Rádio Peão”.

Os investimentos no aperfeiçoamento da comunicação entre empresa/funcionários e funcionários/funcionários, clientes e fornecedores não são ou serão tidas como despesas e sim como investimentos que trarão receitas para as empresas.Assim a partir do momento em que esta troca estiver estabelecida entre organização e colaboradores todos sairão ganhando.

Fonte: artigonal

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