domingo, 28 de junho de 2009

Líderes das empresas devem ser como maestros de orquestra

*Alexander Baer


São Paulo, 23 de junho de 2009 - Como é a declaração de missão de sua empresa? Se é algo parecido com "Nossos objetivos são de oferecer aos clientes os melhores serviços e produtos disponíveis no mercado", o momento é de rever todo este rumo e suas estratégias. Segundo o palestrante e coach estratégico Alexander Baer, praticamente todas as empresas querem oferecer os melhores produtos e serviços. Por isso, a missão e os objetivos devem ser muito mais impactantes, de forma a realmente e de fato diferenciar a empresa da concorrência.


Para alcançar sucesso nos negócios, um dos primeiros passos é contar com uma equipe preparada e motivada. "Em 1998, Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração, já dizia que no século 21 as empresas seriam como orquestras", lembra o palestrante. Ele compara as etapas entre a afinação dos instrumentos, o gestual do maestro e os aplausos da platéia, com boas práticas de gestão empresarial nas quais líderes podem se espelhar. "Em uma apresentação, uma orquestra não tem uma segunda chance, no mercado as empresas hoje também não" frisa Baer. Para que uma orquestra faça uma boa apresentação, atendendo as expectativas de sua platéia, é preciso que o maestro e os músicos estejam preparados, motivados e em sintonia. Nas empresas, a relação entre os líderes e os funcionários/colaboradores também deve ser assim. Dessa forma, é possível realizar um trabalho realmente diferenciado, que evidencie a organização no mercado.


O "líder maestro" é uma característica muito importante do meio empresarial. Refere-se à liderança responsável por cuidar de competências, habilidades e atitudes no comando e gestão de pessoas, que pode ajudar os empreendedores a mensurar sua efetividade no exercício desta liderança. Alexander Baer afirma que este líder tem a missão de ter a melhor equipe preparada (profissionais músicos), para oferecer o melhor produto e/ou serviço (obras musicais) para sua platéia (clientes), para que estes aplaudam em pé e peçam "bis", recomendando a orquestra (empresa) e seus produtos/serviços.


O líder maestro precisa buscar alguns fatores que farão a diferença junto a sua equipe, empresa e mercado. Entre alguns destes fatores estão: a visão sistêmica da empresa (cada departamento/setor é fundamental para o todo), o conhecimento e a busca constante da atualização e inovação de produtos e serviços, a identificação dos melhores profissionais e seu constante desenvolvimento e aprimoramento para retenção, o conhecimento sobre o mercado e seus clientes bem como suas necessidades e desejos, a comunicação entre a equipe, o plano de ação estratégico(rumo a ser seguido), a sintonia entre empresa, equipe, amigos e familiares e também a emoção, para transmitir essa harmonia.


Assim em momento de crise as empresas que tenham líderes maestros tem sim verdadeiras oportunidades de criarem e mostrarem seus diferenciais no mercado para encantamento do cliente/platéia.


*Alexander Baer Palestrante: Marketing Pessoal Estratégico, Gestão Estratégica, Sintonia com o Sucesso (realizado com uma Orquestra) & Motivação Pessoal, Profissional e Organizacional!Estrategist Coach.

Professor convidado MBA FGV Management. alexanderbaer@alexanderbaer.com.br / http://www.alexanderbaer.com.br/ Contato: (41) 9971 8624


Fonte: prnewswire

Nenhum comentário:

Postar um comentário