A primeira Conferência Internacional realizada neste 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, promovido pela Mega Brasil Comunicação no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, teve como palestrante o diretor da Ogilvy PR/EUA, o americano John Bell, ancorado pela diretora de Redação da revista Info Exame, Sandra Carvalho. Com o tema “As 14 habilidades do profissional de Comunicação Corporativa do Futuro”, não foi uma surpresa que todas essas habilidades acabassem num único foco: o das mídias sociais.
Para Bell, o Brasil se tornou um mercado explosivo de redes do tipo Twitter e Orkut, que detém 85% dos internautas conectados. Só isso representa um crescimento muito rápido no mundo do marketing dito boca a boca. Para ele, exatamente este tipo de propaganda que gera resultados, mas, também pode ser uma catástrofe. “A propagação de uma informação negativa a respeito de um produto é muito intensa e pode ser uma crise sem precedentes também”, disse.
Os profissionais de relações públicas devem ser “experts” em todos os tipos de mídia: comunidades, redes sociais, ou seja, todas aquelas relacionadas aos meios digitais. Com isso, os funcionários das agências também devem ser treinados nesse sentido, produzindo novas formas de engajamento. É preciso gastar muito tempo nesses projetos para obter bons resultados. “Compartilhar o marketing positivo, esse é o caminho para vender.” Conclui o diretor.
Já durante a fase dos debates, ao ser questionado sobre o resultado negativo de uma campanha estratégica, Bell foi enfático. “É preciso ficar pronto para uma crise antes de ela acontecer. Não dá pra saber o tempo todo o que vai acontecer após alguém testar um produto e colocar sua opinião na internet. Velocidade e autencidade são primordiais. O ideal é ser rápido para se desculpar, não dá pra controlar o que faz, mas é preciso estar pronto para agir”.
(Texto de Liliane Rodrigues). Fonte: lidebrasil
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