sexta-feira, 29 de maio de 2009

Política de comunicação? Pra que?

José Vanderlei *

A clareza da sua política de comunicação faz toda a diferença na hora de falar com o consumidor.

Por não entender os principais efeitos do uso correto da comunicação e do marketing, e mais: por achar que comunicação é despesa e não investimento, a maioria das pequenas empresas comete erros que fatalmente resultarão no seu fechamento.

Um das falhas mais comuns nas pequenas empresas é o tratamento dado a sua marca, quando existe uma. Sem contar com o formato e organização do seu PDV (ponto de venda), a maneira de atender ao seu cliente, etc. Tudo no improviso, embora acompanhado de autoconfiança hereditária, tipo: “deixa que eu dou um jeito, meu avô já fazia isso!... Agora é com o papai”.

Bom, quem continua pensando assim certamente não está acompanhando as mudanças, ainda acha que padaria é só para vender pão, e que as dificuldades são “coisa de Deus”. Salvo a crença de cada um, provavelmente isso venha ocorrendo em virtude da forma como ele tem tratado o seu negócio. Principalmente se analisarmos o crescimento da população mundial nesses vinte anos, juntamente com as necessidades da humanidade.

Por isso, as grandes empresas se esforçam para chamar atenção das pessoas, por meio de pequenos detalhes, que são fundamentais na hora em que o consumidor faz suas escolhas: “comprar o quê?” e “onde é melhor?”. Por isso, ao empregar métodos simplórios, sem pé nem cabeça, onde o que diz ou escreve tem significados diferentes ou engraçados, além de cometer erros gramaticais grosseiros, sem contar com uma programação visual pouco atrativa, vai fatalmente resultar em perda constante de venda e morte prematura do sonho de ser empreendedor.

Se esse for o seu caso, ficará mais fácil se você conseguir aplicar essas dicas, antes que seja tarde demais:

a) Identifique, no seu orçamento, qual é a sua capacidade real de investimento na área de comunicação ou se junte a outros empreendedores ou fornecedores, pois, provavelmente, o seu problema é também o dele. Atenção: Ninguém vive sozinho. Procure bons parceiros.

b) Pesquise no mercado, procure orientação para poder contratar um profissional de comunicação. Lembre-se: comunicação não é só mídia.

c) O mercado é dinâmico, a sociedade evolui, novas formas de fazer negócios surgem. É por isso que se faz necessário que o programa de comunicação “esteja sempre vivo (ligado)” para você acompanhar as mudanças de humor do consumidor e estude os movimentos estratégicos dos seus concorrentes. E o mais importante: a perenidade das ações será a responsável pelo seu sucesso.

d) Antecipe-se aos acontecimentos, isso ajuda a maximizar custos e a obter melhores resultados. Lembre-se que o profissional de comunicação não é um piloto kamikaze, que só é convocado em tempos difíceis, e que está ali para ir para o sacrifício. Caso seja usado nesses casos, o seu esforço de comunicação terá 100% de chance de prejuízo total.

e) Lembre-se: em um mercado competitivo, a clareza da sua política de comunicação faz toda a diferença na hora de falar com o consumidor, especialmente o seu cliente fiel

f) Última dica: o cliente é como bebê, não vem acompanhado de manual de uso. Portanto, baseado nos seus produtos e serviços, identifique o seu público-alvo e verifique quais são as suas necessidades e aspirações para poder surpreendê-lo. Boa sorte!

As pequenas empresas são responsáveis por 70% dos novos empregos criados e por cerca de 30% da produção de bens e serviços, segundo dados colhidos pelo escritor Francisco Gracioso, autoridade na área de Comunicação e Marketing do País.

Esse é um segmento que, por sua importância no desenvolvimento econômico-social brasileiro, precisaria ser tratado com imenso respeito pelos governos. Com um pouco de atenção e acesso ao crédito, gestão e esforço de comunicação, provavelmente os números apresentados acima seriam outros, bem como nossa realidade socioeconômica, pois essa nação é constituída de pessoas de extrema criatividade, bem-humoradas, trabalhadoras, vencedoras e cheias de sonhos. Salve as pequenas empresas! Salve o empreendedor! E viva o povo brasileiro! Esse nunca desiste!

* José Vanderlei - Graduado em Comunicação, pós-graduado em Gestão de Empresas (FGV), executivo em Marketing (Ufal)
Fonte: incorporativa

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