domingo, 24 de maio de 2009

43º Dia Mundial das Comunicações Sociais - 24 de maio 2009



Data foi criada para impulsionar reflexão sobre o compromisso dos profissionais.

A Igreja Católica no Acre realiza neste domingo, às 19 horas, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, uma missa em ação de graças pelo 43° Dia Mundial das Comunicações. A data foi criada em 1966, após o Concílio Vaticano II e surgiu com o objetivo de lançar um olhar de reflexão sobre os meios de comunicação social, além do compromisso dos profissionais que atuam na área.

Reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Mássimo Lombardi, convida a população a participar da celebração e lembra que todos os anos, como acontece com a Campanha da Fraternidade, a igreja lança um tema a ser refletido. Segundo ele, cada diocese do Brasil, e do mundo, onde a Igreja está inserida, escolhe a melhor forma de reunir os profissionais da comunicação para discorrer sobre o assunto.

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 43º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS:
"Amados irmãos e irmãs... Aproximando-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais, é com alegria que me dirijo a vós para expor-vos algumas minhas reflexões sobre o tema escolhido para este ano: Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade. Com efeito, as novas tecnologias digitais estão a provocar mudanças fundamentais nos modelos de comunicação e nas relações humanas. Estas mudanças são particularmente evidentes entre os jovens que cresceram em estreito contato com estas novas técnicas de comunicação e, consequentemente, sentem-se à vontade num mundo digital que entretanto para nós, adultos que tivemos de aprender a compreender e apreciar as oportunidades por ele oferecidas à comunicação, muitas vezes parece estranho. Por isso, na mensagem deste ano, o meu pensamento dirige-se de modo particular a quem faz parte da chamada geração digital: com eles quero partilhar algumas ideias sobre o potencial extraordinário das novas tecnologias, quando usadas para favorecerem a compreensão e a solidariedade humana. Estas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade: por isso devemos fazer com que as vantagens que oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo de quem está necessitado e é vulnerável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário