A UNIFACS está retomando a prática de um importante instrumento de gestão da qualidade do ensino: a Avaliação Docente e Discente. De 27 de maio a 17 de junho, professores e alunos dos cursos de graduação plena e tecnológica presenciais poderão responder questionários sobre o processo de ensino- aprendizagem que estarão disponíveis on-line no Portal do Estudante e no Portal do Professor.
A iniciativa – que passará a ser implementada semestralmente – funcionará como um complemento à Avaliação Institucional promovida a cada três anos pela Universidade. “Nosso objetivo principal é analisar o processo de ensino aprendizagem, para fins de planejamento e fortalecimento das ações pedagógicas dos próximos períodos letivos”, explica o reitor Manoel Barros, lembrando que o instrumento também irá fornecer informações importantes para que o professor possa acompanhar seu próprio desempenho. O processo de avaliação consistirá na aplicação de três questionários, com cinco questões cada.
No primeiro deles, os estudantes avaliam fatores como o relacionamento do professor com a turma e seu domínio do conteúdo. Já os outros dois questionários são respondidos pelo professor, que além de realizar sua auto-avaliação deverá analisar o desempenho da turma em critérios como compromisso com o aprendizado e assiduidade no cumprimento das tarefas.
A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Professores da UNIFACS (APFACS) e do DCE. O presidente da APFACS, Gilberto Pedroso, ressalta a importância deste processo para os professores. “Acho que tudo na vida precisa ser avaliado periodicamente: é a chance de termos um feedback do nosso trabalho, de checar se os objetivos acadêmicos estão sendo cumpridos e, se preciso, revermos nossas práticas em busca da melhoria contínua”, resume o professor.
Já para a presidente do DCE, Susy Rocha, a Avaliação Docente e Discente é uma oportunidade que os estudantes não podem deixar de aproveitar. “É o momento que a gente tem de avaliar a dinâmica dos professores em sala de aula e dar uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino”, afirma Susy, que é aluna do curso de Psicologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário