sexta-feira, 22 de maio de 2009

Estilos de comunicação

São quatro os estilos de comunicação: Analítico, Sensitivo, Intuitivo e Produtor.

Todas as pessoas usam um mix dos quatro estilos. Em geral as pessoas usam um dos estilos na maior parte do tempo, chamado seu estilo primário. Cada pessoa também tem um estilo de suporte que é o seguinte de uso mais freqüente. Os estilos de comunicação são manifestados no comportamento. No qual você pode observar como os outros se comportam para identificar os seus estilos primários e de suporte.

Quando os estilos de comunicação são usados freqüentemente, podem surgir problemas. Mas em geral as pessoas são mais receptivas a um estilo de comunicação que é semelhante aos seus estilos primário e de suporte.

È possível adaptar ou modificar temporariamente os próprios estilos primários para atender ao estilo de outra pessoa.

O Analítico fundamenta-se em observações e princípios racionais evitando a emoção. Prefere-se não ariscar em novos caminhos, dando preferência para o que já deu certo no passado. De modo a ter um “pé atrás” testa as reações dos que estão a volta e após analisadas deixa-se envolver. Seu perfil é conservador, adequado, modesto, moderado, adequado as circunstancias, metódico no escritório e correto fora dele.

O Sensitivo é dinâmico e estimulado, gosta de estar na presença de terceiros, possui discrepância entre o que alguém fala e o que realmente quer dizer. É introspectivo e perceptivo com relação a pessoas sendo uma pessoa paciente com os que o cerca, é um bom ouvinte e age com base na intuição.

O Intuitivo é pensador, rápido e profundo, questiona a si próprio e aos outros, não acreditando no obvio, consegue identificar situações antes de estarem visíveis, aprecia criar estrutura própria a partir do caos, corta caminho através do pensamento tradicional e se permite descobrir novas direções e situações lucrativas, preocupa-se com o quadro global, algumas vezes pode se preocupar mais com o desenvolvimento de idéias do que colocá-las em prática.

O Produtor é um executor, avança criativamente, parece mover montanhas, empolga-se em trabalhar em vários projetos e tarefas ao mesmo tempo, tem habilidade em cumprir tarefas. Assume compromissos apenas após ter certeza de poder cumpri-los, aprende melhor fazendo ao invés de fazê-lo por análise teórica ou conceitual, é diretivo e decisivo, impõe altos padrões para si mesmo e para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário