A imagem de uma organização depende totalmente dos seus processos comunicativos. As organizações têm seus objetivos e para alcançá-los é preciso ter uma boa imagem perante seus públicos de interesse e, se essa for mantida, até crises podem ser evitadas.
A comunicação que ajuda a organização ser bem vista, inicia-se com o público interno (funcionários), pois são eles os principais informantes da organização. Qualquer novidade, boa ou ruim, que ocorra na organização, são eles os primeiros a emitir opiniões, por isso as organizações têm que tomar cuidado com o fluxo de informação dado aos funcionários para que nada chegue sem ser explicado anteriormente. Além de trabalhar a comunicação informal dos funcionários para o público externo, é preciso também cuidar da gratidão desse público interno. Um funcionário contente com a organização não tentará destruir ou deturpar sua imagem.
Após ser estudado o público interno, passamos ao público externo: fornecedores, ativistas, clientes, comunidade, patrocinadores, concorrentes, mídia, entre outros. A diferença é que esse público não está diariamente ao alcance da organização, um boato que chega à dimensão do público externo é muito mais difícil de ser desfeito. Um modo de minimizar os efeitos de um boato ou má notícia é manter sempre um bom relacionamento com a mídia, mesmo em tempos bons, pois quando a organização precisar de um espaço para declarações ou explicações, será mais fácil conseguir. Além disso, levar em consideração tudo que a organização tem como missão, visão e valores é imprescindível, pois é neste ponto que os públicos, tanto interno como externo, perceberão a transparência da organização.
Que fique claro que a comunicação não constrói a imagem de nenhuma organização, ela apenas dá instrumentos e estratégias para que essa imagem seja sempre boa e consiga ultrapassar os obstáculos sem que haja crise.
Fonte: interdinâmica
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