Alana Brito, 22 anos.
25/05/09, signo de Gêmeos.
"Eu pratico minha futura profissão todos os dias em meu trabalho. Trabalhar com ''gente'' é uma tarefa muito complicada, e saber lidar é mais díficil ainda."
[RPUNIFAS] O que você faz?
Alana Brito - Estudo pela manhã, e trabalho de segunda a quinta, em um período de 04 horas por dia, durante a tarde.
[RPUNIFAS] Porque escolheu Relações Públicas?
Alana Brito - Eu sempre fui muito indecisa com relação a minha profissão, fiz alguns testes vocacionais, li a respeito de alguns cursos, porém me mantive na indecisão por muito tempo. Até que um dia, eu li no mural do meu colégio, a descrição de algumas profissões, e lá estava um artigo falando sobre Relações Públicas. Pesquisei na internet a respeito, mas tive muito medo do mercado de trabalho. Como a minha família é toda de administradores, acabei optando por cursar administração na Unifacs. Logo que entrei no curso, eu percebi que não era a minha vocação, e se eu continuasse a levar o curso adiante, eu seria apenas mais uma administradora no mercado, não teria amor pela minha profissão. Pensando nisso, resolvi trocar de curso sem medo, pois eu percebi o quanto o curso de Relações Públicas me interessava, e se encaixava ao meu perfil. Na época da escola, sempre fui líder de turma, integrante do grêmio, organizava eventos em meu colégio, e tinha muita facilidade de lidar com as pessoas, era bem comunicativa. Fora tudo isso, eu sempre gostei muito de festa, e tinha um sonho (ainda tenho), de montar um buffet para casamento, junto com a minha irmã que é formada em administração.
[RPUNIFAS] Onde trabalha?
Alana Brito - Bom, acabei de receber um convite da Boate Dolce, para gerenciar todo o departamento de marketing do estabelecimento. Aceitei e já iniciei. Não é a minha primeira experiência trabalhando com boates em Salvador, já exerci cargos semelhantes na antiga Happy News (fonte de todo meu aprendizado nessa área de eventos) e no Club Lotus, e posso garantir que eu adoro trabalhar nesse ramo. Já sou promoter desde Fevereiro de 2008, e nunca consegui me desapegar dessa ''função''. Hoje na Dolce, além de permanecer com o cargo de promoter, assumo o marketing, administrando toda a imagem da empresa com seus diversos públicos. Cuido principalmente da relação da empresa com os seus clientes; no grau de satisfação e fidelidade com a casa, e da relação também com nossos fornecedores e produtores gráficos.
[RPUNIFAS] Qual a relação do seu trabalho com a profissão de Relações Públicas?
Alana Brito - Eu pratico minha futura profissão todos os dias em meu trabalho. Trabalhar com ''gente'' é uma tarefa muito complicada, e saber lidar é mais díficil ainda. Eu tenho que me preocupar 24 horas com a imagem da Dolce, com o Feed Back das noites, das atrações, do serviço, do público; nada pode passar em branco, pois este ramo em Salvador é algo muito delicado, parece que os estabelecimentos aqui tem prazo de validade, as pessoas frequentam, lotam a casa por meses, mas depois enjoam, e param de frequentar. Por isso, é necessário está sempre renovando a programação, oferecendo algum tipo de diferencial, reformando a casa de dois em dois anos, para não ter prejuízo no futuro.
[RPUNIFAS] Trabalha em mais algum lugar?
Alana Brito - Não. Apenas na Dolce, o que me consome muito, afinal a casa abre de quinta a domingo, e tenho uma cobrança própria de acompanhar as noites, para sentir o resultado do meu trabalho durante toda a semana.
[RPUNIFAS] Poderia citar outras experiências profissionais?
Alana Brito - Comecei a trabalhar com 16 anos na academia Jump Way, auxiliando minha mãe em serviços como; organização de eventos, telemarketing e fiscalização da disciplina dos empregados. Com 18 anos trabalhei na Alcance, uma empresa de T.I, sendo secretária, iniciei também alguns projetos na DISMEL, e depois comecei a trabalhar no marketing e produção de eventos da boate Happy News, Club Lotus e na Dolce.
[RPUNIFAS] Quais os projetos acadêmicos que já fez parte?
Alana Brito - Já participei do núcleo de eventos da UNIFACS, liderado pelo professor Eliezer, junto com alguns colegas de turma e outros alunos dos mais diversos cursos da Universidade. Juntos organizamos uma campanha chamada CONSUMO CONSCIENTE, divulgando o projeto para todos os alunos através de folders, cartazes, palestras e filmes que tratam de assuntos semelhantes aos da campanha.
[RPUNIFAS] Me conte uma experiência que foi muito importante para você.
Alana Brito - A maior experiência que tive, foram todos os trabalhos que realizei sozinha ou junto a minha equipe na organização DISMEL. Foram muitos projetos focados na comunicação interna e externa da empresa, que me renderam experiências fundamentais e de extrema importância para meu aprendizado. Por ser uma empresa grande e de fácil acesso a informações para mim, eu encarei com total dedicação e seriedade todas as atividades que realizei dentro da DISMEL.
[RPUNIFAS] O que pretende fazer depois de formada?
Alana Brito - Pretendo morar nos Estados Unidos por no mínimo dois anos, para aprimorar meu inglês e fazer algum tipo de especialização por lá. Logo após, pretendo morar em algum outro país para aprender uma segunda língua, e voltar para o Brasil para tentar realizar meu sonho de abrir meu próprio negócio.
[RPUNIFAS] Quais são seus contatos?
Email: alanabo@gmail.com , Celular: (71) 9995 - 3099.