terça-feira, 14 de julho de 2009

PRAZER EM CONHECER RAPHAEL BARBALHO




Raphael Barbalho, 25 anos.


23/09/1983, signo de Libra.

“Atualmente estou estudando o planejamento da empresa, que não será mais uma no mercado e sim A EMPRESA! Aguardem...”



[RPUNIFACS] O que você faz?
Raphael Barbalho - Atualmente estou estudando apenas e planejando minha empresa.

[RPUNIFACS] Porque escolheu Relações Públicas?
Raphael Barbalho - Minha primeira opção na época do vestibular foi Sistemas de Informação e cursei até o 5º semestre. Apesar de ser uma área que me deslumbra bastante, ainda faltava aquele algo a mais, que só fui encontrar mesmo, em Relações Públicas. Sempre diziam que tinha tino para tratar das relações humanas, desde muito pequeno, e eu não sabia que uma profissão como RP poderia fazer continuar o percurso que meus pais e minha família sempre imaginaram, porém nunca interferiram.

[RPUNIFACS] Onde trabalha?
Raphael Barbalho - Comecei a trabalhar muito cedo, até mesmo escondido de minha família. Na época de colégio quando era Presidente do Grêmio Estudantil do colégio que estudava, organizando eventos internos para os alunos, gerenciava uma mini-rádio que funcionava durante os intervalos (vulgo recreios), desenvolvia hotsites para pequenas empresas, entre muitas outras coisas que marcaram minha vida realmente, na escolha do curso atual. No âmbito profissional, já trabalhei em diversos lugares interessantes, conheci pessoas interessantes e claro, aprendi muito com todas elas. Já trabalhei desde uma central de suporte técnico em informática, até uma Central de Relacionamento com clientes (Customer Service) de uma rede lojas de varejo em Dublin/Irlanda, durante um intercâmbio, no qual fazia atendimento direto aos clientes com algum tipo de problema. Além da experiência de trabalhar na área de comunicação em algumas empresas aqui em Salvador, estou sempre disposto a encarar novos desafios e por que não sair da cidade ou do país para galgar algo?

[RPUNIFACS] Qual a relação do seu trabalho com a profissão de Relações Públicas?
Raphael Barbalho - Atualmente sinto que exista uma demanda muito grande de trabalhos para área de comunicação e que a carência de profissionais capacitados é imensa no que se diz respeito ao traquejo para transitar com habilidade em alguns setores da esfera pública e privada. Atualmente estou estudando o planejamento da empresa, que não será mais uma no mercado e sim A EMPRESA! Aguardem... ;-)

[RPUNIFACS] Trabalha em outra coisa? O quê?
Raphael Barbalho - Atualmente estou apenas estudando e conhecendo o mercado através de empresas de amigos e colegas que estão iniciando no mercado.

[RPUNIFACS] Poderia citar outras experiências profissionais?
Raphael Barbalho - Uma passagem muito feliz, como estagiário, foi na IT Comunicação Integrada que me fez entender muito o funcionamento de uma empresa de comunicação e sua postura diante do mercado baiano.

[RPUNIFACS] Quais os projetos acadêmicos que já fez parte?
Raphael Barbalho - Líder de Sala e Vice-presidente do diretório acadêmico do curso de Relações Públicas.

[RPUNIFACS] Me conte uma experiência que foi muito importante para você.
Raphael Barbalho - Muitas foram as experiências que já passei como viagens, profissionais e estudantis, mas as que gostaria de destacar foram:Todos os encontros de líderes (SELID e EREU) que a Unifacs e o DCE proporcionaram, através de alguns finais de semana de seminários em um hotel fazenda para atividades com os líderes de sala dos diversos cursos da instituição. Esse momento, destaco como um importante crescimento pessoal na troca de experiências com pessoas de cursos diferentes da nossa Universidade. Participo também de muitos congressos de Relações Públicas, o último foi no final do ano passado em Montevideo/UR onde tive a oportunidade de fazer novas amizades com colegas de outros países que considero de extrema importância e fortaleci os laços com os colegas que viajaram juntos! Essa vai fazer saudade...Que venha o Intercom 2009, em Curitiba!

[RPUNIFACS] O que pretende fazer depois de formado?
Raphael Barbalho - Fazer um pós em Administração Estratégica e em paralelo abrir minha empresa de Comunicação e Assessoria, com alguns colegas! Penso também em fazer algum concurso público, na Petrobrás, nas Forças Armadas do Brasil, mas é algo a ser amadurecido ainda.

[RPUNIFACS] Quais são seus contatos?
Raphael Barbalho - Celular: (71) 8161-8161E-mail / MSN: raphaelbarlho@hotmail.com

[RPUNIFACS] Enfim, algo especial a dizer...
Um barco navega para o leste e o outro para o oeste,
Levados pelo mesmo vento.
É a posição das velas
E não da ventania
Que os dá o rumo.
Como os ventos no mar, assim é o destino:
E quando viajamos pela vida,
É a posição da alma
Que decide o rumo,
Não a calmaria nem a rivalidade.
De, ELLAX WHEELLER WILCOX

4 comentários:

  1. Ao colega Raphael Barbalho, desejo uma boa sorte ao se lançar neste complicado mercado nordestino!

    Continue sempre usando esse seu talento para a comunicação, afinal essa é a grande ferramenta não só para a area, mas também para a vida.
    Nos encontramos lá na frente!


    Grande abraço.
    Att,

    Isis Correia.

    ResponderExcluir
  2. Da-lhe nosso líder!!!

    Bjao!

    ResponderExcluir
  3. Raphaaa!!!

    Adorei sua entrevista!
    Boa sorte e que a sua alma, esteja sempre inclinada para o bem e para o sucesso!!! :)
    Bjão,

    Mari Vieira.

    ResponderExcluir
  4. Raphaaa!

    Adorei a entrevista.... estou aqui mandando boas energias para os seus planos, que todos dêem certoooo!

    mil beijooooooos

    reb lyrio

    ResponderExcluir