quarta-feira, 22 de julho de 2009

PRAZER EM CONHECER DANIELA BASTOS





Daniela Bastos, 23 anos.

01/08/1985, signo de Leão.

“...Nunca encontraremos manhãs como estas que vivemos... Elas foram únicas!”




[RPUNIFACS] Porque escolheu Relações Públicas?
Daniela Bastos – Desde o início eu sabia que queria algo na área de comunicação, mas fiquei em dúvida quanto a Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas. Depois de ter pesquisado mais, decidi cursar Relações Públicas por tudo o que esta profissão representa. Na verdade, este curso superou as minhas expectativas. Simplesmente, amo minha profissão.

[RPUNIFACS] Onde trabalha?
Daniela Bastos – Atualmente trabalho na Cooperdrive, uma cooperativa de motoboys. Exerço a função de Assistente de Comunicação e Marketing, há 8 meses.

[RPUNIFACS] Qual a relação do seu trabalho com a profissão de Relações Públicas?
Daniela Bastos – O meu trabalho tem total relação com a profissão de Relações Públicas e ainda, um pouco mais. Lá eu cuido do gerenciamento de informações para as mídias digitais, pesquisas de opinião, criação de material para comunicação visual, edito e produzo o informativo interno “Fique por Dentro”, planejo e executo campanhas motivacionais, analiso os concorrentes, prospecto clientes... enfim, tudo que envolva a comunicação da Cooperdrive.

[RPUNIFACS] Trabalha em outra coisa? O quê?
Daniela Bastos – Em fevereiro deste ano, eu e meu esposo, inauguramos o Point do Espetinho, o nosso primeiro empreendimento que além de comercializar “espetinhos”, produz diversos tipos de eventos (samba, forró, excursões...). Lá trabalhamos de tudo, sem exceções, desde o planejamento, criação de material gráfico, divulgação, organização de eventos, ações promocionais, prospecção de clientes...enfim, utilizo toda a minha “bagagem” de conhecimento em Comunicação para auxiliar no crescimento do empreendimento.

[RPUNIFACS] Poderia citar outras experiências profissionais?
Daniela Bastos – Uma das minhas experiências de grande relevância foi ter estagiado na Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). Fui estagiária de Relações Públicas no Departamento de Comunicação e Marketing junto com um estagiário de Publicidade e Propaganda, Jonas Guimarães. Foi onde pude obter uma boa parde da minha experiência em trabalhar com Comunicação.
Além disso, já trabalhei como Teleoperadora na Vivo e já estagiei na Comercial Ramos como Assistente Comercial.

[RPUNIFACS] Quais os projetos acadêmicos que já fez parte?
Daniela Bastos – Atuei no desenvolvimento de uma Atividade de Extensão Comunitária (AEC), prestando Assessoria de Comunicação para a Coopertêxtil, Cooperativa de Artigos Têxteis, localizada no Pelourinho. Sou a representante da minha turma de RP e sou a editora deste blog.

[RPUNIFACS] Me conte uma experiência que foi muito importante para você.
Daniela Bastos – Uma das experiências recentes que me fez, talvez, “abrir, ainda mais, a mente” foi participar do III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, realizado em São Paulo e, ainda, participar da Oficina “Memória Organizacional” coordenado por Paulo Nassar.

[RPUNIFACS] O que pretende fazer depois de formada?
Daniela Bastos – Pretendo expandir o negócio com meu esposo, cursar uma pós em Marketing ou Comunicação Organizacional, concluir o curso de inglês, aperfeiçoar meus conhecimentos em Comunicação Digital (adoro!!!) e, quem sabe, ter um filhinho (rsrs). Enfim, estou amadurecendo algumas outras idéias...

[RPUNIFACS] Quais são seus contatos?
Daniela Bastos – E-mail: dani.rrpp@yahoo.com.br / Tel.: 71 8848-1448 / Twitter: http://twitter.com/daniela_bastos / Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=bgp&uid=17664910207479477979

[RPUNIFACS] Enfim, algo especial a dizer....

Daniela Bastos – Bem, já estamos chegando ao fim de uma batalha... 4 anos não são 4 dias... Durante esta batalha sabemos que tivemos muito choro, mas também muita risada...Não foi fácil chegar até aqui... Muitos ficaram para trás...
Hoje, com todas as nossas diferenças, nos tornamos um grupo bonito. Amizades que foram construídas aqui, com certeza levaremos por toda a nossa vida... Ao mesmo tempo que me sinto feliz por ter só mais uma etapa, sinto também uma tristeza, na verdade, uma saudade antecipada... Nunca encontraremos manhãs como estas que vivemos... Elas foram únicas!

Enfim, tem um discurso de formatura que talvez a maioria das pessoas conheçam, mas mesmo assim, faço questão de colocá-lo aqui. Adoro fazer esta leitura... Já perdi as contas de quantas vezes já o li...


Discurso de formatura
(Nizan Guanaes)
10 de Novembro de 2003

Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.
.....Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência.
.....Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi antes construído na alma.
.....A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo". E ela responde: "Eu também não, filho".
.....Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.
.....Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo.
.....O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homem. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu.
.....Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito". É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão; o fracasso, ao tédio; o escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso.
.....Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.
.....Tenho consciência que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.
.....Não use Rider: não dê férias a seus pés.
.....Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!"
.....Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, se fizesse alguma coisa.
.....Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. .....Das 8 às 12, das 12 às 8, e mais, se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.
.....O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta, enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.
.....Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas; mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão.
.....E isso se chama "sucesso".

*Nizan Guanaes (Publicitário, fundador do IG e das agências DM9 e Africa), discursando como paraninfo na formatura de uma turma na Faap.

7 comentários:

  1. Dani, todo sucesso do mundo para você!!!!!

    Te ter como companheira de TCC foi meu presente de último ano de facu, simplesmente maravilhoso.

    Torço pelo seu sucesso!!!

    Cleilton Jr. tem que vim sim e logo.

    Te adoro!.

    Beijos

    Rosane

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista e pela iniciativa do blog, Dani.

    Torço para que todos os seus planos dêem certo!

    Obrigada por me ajudar respondendo meus intermináveis emails!rsrs

    Apesar de ter entrado na turma depois, criei um laço muito forte com algumas pessoas e pude ter a maravilhosa oportunidade de conhecer um pouco mais outros colegas... Também já sinto saudades disso tudo!

    Um beijo grandeee
    Reb Lyrio

    ResponderExcluir
  3. Dani, vc é sucesso mamãeee!
    Já é agora, imagine daqui pra frente!!!

    Te admiro muito e torço muito por ti.

    Vou sentir sua falta ano que vem, chegando quase todo dia atrasada e de cabelo molhado! hahahahaha

    Queremos ver esse baby, simmm!!!

    Bjãooo

    ResponderExcluir
  4. Dani,

    Valeu pela iniciativa do blog! Sucesso pra vc!!! Bjão!
    O texto de Nizan Guanaes tb foi show!

    Mariana Vieira

    ResponderExcluir
  5. Minha líder, você é mais que demais... sucessoooo e q Deus continue te abençoando.

    Bjos

    Tati

    ResponderExcluir
  6. As benção e a proteção de Deus esteja com vc.
    É um presente para mim,poder compartilhar de sua amizade e da pessoa maravilhosa quepe.
    bjos e sucesso
    Izabel

    ResponderExcluir
  7. Dani,parabéns, sucesso e prosperidade para você e seu marido! Tudo de bom, que você consiga atingir seus objetivos!Adorei a entrevista e o texto de Guanaes!!!!!
    bjssssssssssssssss

    Vivi Muniz

    ResponderExcluir