No Brasil o sabão em pó OMO está há 50 anos, sendo que o produto é líder no mercado, sua qualidade é alta e é considerado um aliado para as donas de casa.Sua trajetória vem desde 1960, com equipes de demonstradoras a domicilio em São Paulo e no Rio de Janeiro distribuído amostras do produto. Até que com o decorrer do tempo, nos anos seguintes foram criadas novas fórmulas e campanhas publicitárias para que sua característica maior fosse a INOVAÇÃO.
“Nos anos 1980, período de grandes dificuldades econômicas, a estratégia de Omo concentrou-se em manter sua qualidade e garantir assim a fidelidade das consumidoras. As campanhas baseadas em depoimentos reais de donas-de-casa procuravam destacar que, mesmo com preço mais elevado que o de outras marcas, Omo era vantajoso pelo rendimento e desempenho superiores”, conta Priya Patel, Diretora de Marketing da área de Higiene e Limpeza da Unilever.
O produto então que é líder no mercado está na casa de 32 milhões de pessoas de todas as classes, porem as pesquisas e os estudos mostram que mesmo indiretamente Omo sofre com as instabilidades econômicas.
É por isso então que a pesquisa é um instrumento bastante utilizado para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Baseado nas pesquisas feito pelos agentes da marca que fez com que a Unilever diversificasse a linha de produto Omo para que atendesse a todas as classes de consumo da marca.Inovação e Comunicação, são dois principais conceitos que vê m sendo trabalhado pela marca.
A INOVAÇÃO vem a cerca de criar a variedade de embalagens e até mesmo as diversas utilidades que os produtos da Omo possui.Ao todo, a Unilever produz, por dia, um milhão de embalagens de Omo. Por ano, esse número chega a 365 milhões. “Se colocadas uma ao lado da outra, alcançam aproximadamente 70 mil km de comprimento, distância suficiente para dar quase duas voltas ao redor da Terra (40 mil km cada)”, ilustra Priya Patel.
A COMUNICAÇÃO é algo que vem sendo trabalhado também quando o assunto é inovação, pois a cada ano que passa as ações de publicidade e marketing crescem.
A marca explora o entretenimento, onde por meio da ação de comunicação da Marca está o caminho emocional, as informações são chegadas para seu público alvo de maneira que a mesma provoque uma reação no remetente positiva, o que na maioria das vezes acontece.
“Omo baseia toda a sua liderança em três pilares: conhecimento profundo das consumidoras e suas necessidades, inovações e consistência de comunicação”, garante a Diretora de Marketing da área de Higiene e Limpeza da Unilever.
Gostei muito desse case, Muito interessante, pois o que há de melhor em sua marca é a comunicação, e o que se percebe no uso da comunicação é o quanto ela pode ser perfeita quando bem utilizada, assim como a Marca Omo faz, criando suas ações de publicidade da melhor maneira possível, pensando em todas as classes sociais, sem esquecer-se da mensagem que é passada para o público-alvo que leva para o caminho emocional, o que faz com que suas campanhas publicitárias cresçam a cada dia.
Para mais informações na Integra: http://marketingvendas.blogspot.com/2007/10/case-omo-pesquisa-inovao-e-comunicao.html
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