segunda-feira, 6 de abril de 2009

Simbologia do Logotipo

A Espiral simboliza a evolução do universo, com suas poderosas forças de criação e de destruição, que faz com que eliminemos o "velho" para construirmos o "novo". Sendo associado ao Relações Públicas pelo poder que este profissional tem de construir ou destruir uma imagem, da mesma forma que pode reconstruir, ou seja, eliminar o velho e construir o novo.
A espiral está associada ao movimento expansão e de compreensão para o centro, e apesar de indicar um movimento constante, a espiral traduz ao mesmo tempo equilíbrio e ordem inseridos numa permanente mudança.
Assim deve ser um Relações Públicas, estar flexível para as mudanças, mas ao mesmo tempo, manter uma imagem equilibrada.
Obs.: Vermelho simboliza a cor da comunicação. Indica força, entusiasmo e poder.


O círculo tem a simbologia de uma imagem altamente potente que não possui princípio e nem fim. É associado ao símbolo do infinito, da perfeição, da união e da renovação constante. O que caracteriza o profissional de Relações Públicas, já que ele deve buscar a perfeição na comunicação, buscar a união das comunicações (comunicação integrada) e buscar renovação constante em suas ações, procurando manter sempre a boa imagem.
Obs.: Vermelho simboliza a cor da comunicação.


RP é a abreviatura do nome Relações Públicas no Brasil.

Justificativa para a escolha da cor:

A safira azul é encontrada, basicamente, no Sri Lanka, Sudoeste Asiático, Austrália e no Leste de África. Em nosso país, a turmalina azul é denominada de safira-do-brasil, cujos benefícios podem ser traduzidos pela canalização de energia positiva, principalmente, em processos curativos, ajudando a dissolver bloqueios mentais e emocionais.

Como a cor azul é identificada pelo seu efeito tranqüilizador, o homem, em diferentes épocas, atribuiu à safira azul o poder de propiciar a paz espiritual, purificando a mente, além de servir como um instrumento facilitador para consultas sobre o futuro. À safira-do-brasil é concebida também, a propriedade de ativar e purificar as experiências sobre o estudo espiritual do homem, potencializando seu senso criativo.

Desse modo, tanto a pedra safira como a cor azul, passam a caracterizar a profissão de Relações Públicas, pois se entende que o Profissional dessa área, sendo um agente ativo na consolidação dos processos democráticos da sociedade e dos conceitos e imagens organizacionais, necessita desenvolver e aplicar tais atributos para atingir esses propósitos.


Gofinho Rotador - Animal símbolo da profissão de Relações Públicas no país, a mascote RP, por ser considerado, entre as sete espécies mais conhecidas, como o mais comunicativo e sociável.

Segundo as informações do Projeto Golfinho Rotador, criado e mantido pelo Centro Mamíferos Aquáticos / IBAMA, o Centro Golfinho Rotador, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha / IBAMA e a Universidade de Pernambuco, o golfinho rotador é considerado, entre as sete espécies mais conhecidas, como o mais comunicativo e sociável. Ele é gregário e com um comportamento social bastante complexo, apresentando dois sistemas de comunicação: o oral e o aéreo.

O aéreo é composto por diversos padrões de atividades como: saltos e batidas com partes do corpo na superfície do mar, que produzem turbulências características quando o golfinho reentra na água. Os movimentos aéreos refletem o comportamento do grupo e estão relacionados ao ciclo diário dos golfinhos.

Já a comunicação oral, uma vez que os golfinhos não têm cordas vocais, reproduzem sons, assobios e cliques, cuja emissão pode-se dizer semelhante a uma espécie de código Morse. Existem estudos que afirmam que os golfinhos mantêm algum tipo de comunicação auditiva, cujas regras serviriam, inclusive, para organizá-los socialmente.

Como são gregários, a vida social é muito importante aos golfinhos, permitindo que eles atinjam os 80 anos, caso não sofram intervenções do homem e dos seus predadores naturais, os tubarões.

Portanto, idêntico à profissão de Relações Públicas que ainda carece de pesquisas científicas mais aprofundadas sobre a sua teoria e aplicação, a fim de garantir a sua consolidação no mercado; que estabelece diferentes formas de comunicação com os seus públicos de interesse no intuito da verdadeira interação; que apresenta um espírito gregário, pois acredita na união do grupo para intensificar os resultados comuns; o golfinho rotador foi escolhido para ser o animal símbolo da profissão de Relações Públicas no país.

Um comentário:

  1. Adoreii a iniciativa, Dan!!!! Parabénss! Proatividade é com você mesmo! Para o que precisar, a vice-lider está aí! ihuhu

    ResponderExcluir